top of page

A VERDADE SOBRE A CREATINA

  • Writer: bigmx
    bigmx
  • Mar 22, 2020
  • 2 min read

Updated: Apr 14, 2020


Creatina é uma molécula produzida pelo nosso corpo, ela armazena grupos de fosfato de alta energia, na forma de fosfocreatina, estes por sua vez são doados para o ADP (adenosina difosfato) reconfigurando-se para ATP ( adenosina trifosfato). O ATP é a fonte primária trasportadora de energia em nosso corpo.

O papel da creatina na produção de energia é ainda mais relevante quando em condições onde a demanda de energia é grande. Como acontece em atividades físicas e mentais intensas.

Como a creatina está armazenada no nosso corpo, você pode consumir ela em qualquer momento. Ela pode ser encontrada em alguns alimentos e, nas carnes e peixes é onde se encontra mais presente.

Muito embora alguns profissionais recomendem o seu uso depois da atividade física, não há diferença na sua aceitação pelo organismo se o uso for diferente.

Ingerir creatina junto com algo que contenha cafeína não é um dos melhores cenários para ingestão do suplemento, visto que existe a possibilidade de que ingeridos juntos podem neutralizar um ao outro.

O benefício principal da creatina é a melhoria na produção de força e performance durante exercícios de resistência. Para este propósito, a creatina é muito estudada e os efeitos são expressivos para um suplemento.

Embora os estudos relacionando a creatina e a performance cognitiva sejam poucos, comparados com os relacionados a performance física, o suplemento pode ser benéfico em certos contextos. A redução da fadiga mental foi observada em várias situações, por exemplo.

Para aqueles com níveis abaixo da média de creatina - como os vegetarianos e idosos - a creatina pode melhorar o funcionamento da memória. Outro fato sobre o suplemento é que, não há perigo em parar de suplementar a creatina. Pode-se suplementar pelo tempo que quiser e parar sem maiores problemas.

Uma atenção que devemos ter é com as doses elevadas e, com a quantidade de líquido que usamos ingerir junto com o suplemento. Uma super dosagem pode ocasionar diarréia e náuseas; já uma quantidade insuficiente de líquido pode causar cólicas estomacais.

Há diversos tipos de creatina disponíveis no mercado, mas a creatina mono-hidratada é a forma mais acessível (financeiramente) e eficaz. Uma outra opção é a creatina micronizada mono-hidratada, a qual se dissolve na água facilmente e, por isso, talvez seja mais pratica no dia a dia.

A suplementação da creatina depende do referencial. Se este for um atleta de alto desempenho, as suas dosagens serão adequadas de uma forma. Agora, se tivermos por referencial alguém sedentário ou praticante regular de alguma atividade física, as doses de creatina serão diferentes entre si e do primeiro caso. Portanto, é ideal e sempre bom consultar um especialista/autoridade na área antes de começar o uso.


ONDE ENCONTRAR A MELHOR CREATINA PARA VOCÊ: emposhop.com.br






 
 
 

Comments


bottom of page